sábado, 4 de setembro de 2010

Reação entre Nitrato de Prata(AgNO3) + Cloreto de Sódio(NaCl) formando o Cloreto de Prata(AgCl) + Nitrato de Sódio(NaNO3)

essa é uma reação que merece ter um certo cuidado porque o nitrato de prata é danoso a saúde. Ele é um sal inorgânico, sólido à temperatura ambiente, de coloração esbranquiçada, sensível à luz. É venenoso e forte agente oxidante, a ponto de causar queimaduras por contato direto, e irritação por inalação ou contato com a pele, mucosas ou olhos. É bastante solúvel em água, formando soluções incolores. Por ser forte oxidante, pode inflamar materiais combustíveis, e é explosivo quando misturado com materiais orgânicos ou outros materiais também oxidantes. A temperaturas elevadas, pode decompor-se com emissão de gases tóxicos.
 
Inalação: Alto. Causa sensação de queimação, tosse, dificuldade respiratória, laringite, cefaléia, náusea e vômito.
Contato com olhos: Alto. Pode causar embaçamento da visão, vermelhidão, dor e queimadura severas dos tecidos com danos aos olhos.
Contato com pele: Alto. Causa vermelhidão, queimaduras cutâneas severas e dor.
Ingestão: Alto. Causa severas queimaduras na boca, garganta, estômago. Pode causar dores de garganta, vômito e diarréia, além de colapso, coma e morte.
Emfim, fiz um vídeo.
AgNO3 + NaCl <-> NaNO3 + AgCl

3 comentários:

  1. Valeu, Quimicozinho! Lembrei daqueles desenhos animados em que o cientista prepara uma gororoba, toma e transforma-se em um monstro verde. kkkkk Eu estava em dúvida sobre essa reação. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Se fosse adicionado 8ml de AgNO3 com 5ml de NaCl, seria possível obter o dobro de precipitado?

    ResponderExcluir